RSS

Against all odds ou talvez não!

Com cerca de 1200 novos eleitores mas com 1770 menos votantes, metade da Nazaré foi a votos.
Mas, se o vencedor não constituiu surpresa, já os resultados, por comparação a 2005 trazem algumas reflexões a ter em conta nas próximas duas semanas.
O PS, ganhando e afinando pelos resultados nacionais, perdeu 1185 votos relativamente ao escrutínio de 2005. Já o PSD, perdendo, perdeu menos, 190 votos, pois manteve a mesma percentagem de eleitores.
Ao invés, do lado dos vencedores, constatamos que o que o BE e o CDS tiveram mais 375 e 254 votos, respectivamente, com o CDS a registar a maior subida percentual (para o dobro). A CDU teve mais 65 votos. Até os pequenos partidos como o PND, PNR, POUS e PH “roubaram” mais 100 votos face a 2005.
Algumas notinhas para esta malta:
- O “Centrão” foi penalizado pelas escolhas que fez pelos seus cabeças de lista. Sócrates, a viver um mau momento pessoal, foi duramente “castigado” pelo caso Freeport e pelas contestações corporativas. Leva assim a nota musical de RÉ maior pela derrota que fez o partido andar para trás, mas a tonalidade é maior porque, face ao tiroteio que levou de todo o lado, ainda assim ganhou confortavelmente; já a Manuela, com o seu ar bafiento e salazarento, nunca teve a genica suficiente para empolgar e “angariar” o tal eleitorado descontente com Sócrates pelo que foi a grande derrotada. Leva com um DÓ menor, que é um tom triste, lamuriento e que às vezes até dá vontade de chorar.
- O eleitor Nazareno, descontente, optou por abster-se e por votar no BE e no CDS. Aliás, eram estes os objectivos destes partidos: fazer com que o PS não ganhasse… a maioria absoluta. Correcto o raciocínio de que nestas eleições, o maior aliado do PS foi o CDS e o maior aliado do PSD foi o BE! Assim, o BE leva com a nota de SOL maior, pois parece que vêm dias radiosos para o antigo PSR e o CDS fica com o SOL menor pois é um sol que precisa de aparecer mais vezes para termos a certeza que os resultados não foram acidente. A CDU leva com a figura musical de PAUSA, que também faz parte da música, mas com um resultado irrelevante! É igualmente necessário que estes partidos façam um upgrade aos seus objectivos. Almejar a própria vitória em vez da derrota dos outros constituirá uma atitude mais pela positiva e mais benéfica para o país. Se calhar é por isso que o
- Partido da Abstenção, com 7000 votos, foi o grande vencedor das Legislativas ’09. Só resta saber se os abstencionistas foram os novos eleitores, desinteressados por educação e formação ou não crentes nos candidatos em si e nas propostas apresentadas, ou se foram os “velhos” eleitores, desmotivados e cansados deste sistema político que elege pessoas que ninguém conhece ou reconhece como competente para governar por nós. Exemplo simples? Perguntem ao eleitorado social-democrata quem eram os candidatos do PSD por Leiria. Leva com a nota musical FA, porque faça chuva ou faça sol, é trigo limpo, farinha amparo!
Curiosas foram as primeiras abordagens dos dirigentes políticos face às primeiras previsões eleitorais: pareciam jogadores de poker nazarenos! Ninguém perdeu e, se perderam, foi ela-por-ela…
Vamos entrar no período (oficial) de campanha para as Autárquicas ’09. E são estas eleições que os nazarenos mais gostam de se envolver, votar e participar. Apelo novamente para que a campanha decorra como até agora: sem incidentes, com nível e com respeito democrático.

0 Comentários: