RSS

Kramer contra Kramer e Pedro Abrunhosa

Com nove votos de diferença, Walter Chicharro foi eleito o novo presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista da Nazaré. A CPC, num total de 31 comissários (na prática, 32), compõe-se agora de 16 membros da lista vencedora e de 15 mais 1 da lista vencida, pois o primeiro eleito pelo PS nas últimas autárquicas é inerente com direito a voto.

Para que a história interna do PS Nazaré não se repita, a reactivação da Juventude Socialista e da Secção do Valado dos Frades e estabelecer um diálogo efectivo e regular com a sociedade civil e empresarial, entre outras iniciativas, são itens importantes a ter em conta.

Paralelamente, uma vez que o novo presidente da CPC não tem representação nos actuais órgãos autárquicos, importa estabelecer uma relação concertada entre a CPC e respectivo Secretariado (primeiro teste à liderança de Walter Chicharro) com os representantes do PS na Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia.

Também a nível interno importa procurar consenso nas futuras eleições para a Federação Distrital para que os quatrocentos eleitores da concelhia nazarena tenham o peso que realmente merecem (constituindo este o segundo teste à capacidade unificadora do novo presidente).

Mas o principal mesmo, sendo mesmo uma condição sine qua non para o futuro do PS, consiste na fundação dos alicerces necessários para lograr atingir um entendimento suficientemente amplo para que daqui por dois anos, nas próximas eleições para a CPC, se consiga realizar um processo eleitoral tranquilo de molde a eleger uma CPC que permita que a escolha do candidato às eleições autárquicas se faça com método e com rigor. Sabemos muito bem quais são os resultados de uma escolha de candidato às autárquicas que não reúne consenso entre os militantes socialistas...

Walter Chicharro terá de começar por destruir a cultura que persiste no PS que se traduz no “se não estás comigo, estás contra mim” que, aliado a ódios pessoais em virtude da posição individual dentro do partido, tornam manifestamente impossível qualquer esboço de concertação. Se não conseguimos falar uns com os outros, como é possível entendermo-nos? Noto que não há diferenças políticas entre os comissários pois concordamos praticamente por unanimidade em todas as decisões políticas importantes para o Concelho! Mas discordamos sempre em quem deve ser o presidente da CPC e quem deve ser o candidato às autárquicas. Coisa que o PSD faz muito bem! Matam-se todos os dias nas ruas, vielas e tascas da nossa terrinha mas, quando se trata de escolher um candidato, fazem-no sem alarido e é vê-los a todos em campanha em prol do candidato escolhido.

O novo presidente da CPC do PS Nazaré terá simplesmente de fazer o que Isabel Vigia, eu próprio e Vítor Esgaio não conseguimos fazer: construir pontes entre nós e transformar os 16 contra 16 em 32.

0 Comentários: