RSS

Curso Teórico de Marchedo Nazareno

Como também é da praxe, ao longo das próximas semanas iremos ser bombardeados com marchas de carnaval. Inevitavelmente, umas boas, outras más e outras que enfim, se nunca tivessem “nascido”, era o melhor que faziam...
Os grandes responsáveis pela produção marchense têm sido o Mestre P.J. Laborinho e Nuno Abelha. Entretanto, outros engrossaram as fileiras da composição da marcha. Nomes como Francisco Taveira, Américo Barreira e até palecos como Rui Amado e Manolo para além de outros novos talentos também têm contribuído activamente para elevar a marcha a um nível nunca dantes visto! Se o nível é bom ou mau, não interessa ao caso porque é tudo uma questão de gosto. Às vezes é de muito mau gosto, como diz o meu amigo Vadinho, pode causar “ ‘vergonha alheia’, que não é mais que ver os outros a fazerem figuras idiotas e tu é que ficas com vergonha… sem teres nada a ver com isso…”
Feito um levantamento antropológico e etnográfico extremamente rigoroso cheguei a uma categorização de marchas nazarenas, a saber:
- A Marcha Sádica;
- A Marcha Tonta;
- A Kizomarcha;
- Marcha-Canção ou Fado-Marcha;
- Marcha-Plágio;
- Marcha-Rancho;
- Marchas em Condições.

Ao longo da próxima semana, altura em que começarão a sair das fábricas da marcha o belo marchedo nazareno, irei colocar posts explicativos destas espécies musicais que atormentam alegram o nosso Carnaval!

Outra coisa! Não me perguntem se eu gosto ou não das vossas marchas. É que tenho a mania de dizer a verdade e depois ficam chateados comigo!

Na quarta-feira, teremos um post assinado pelo nosso amigo Rui Amado.

4 Comentários:

VADIX disse...

Caro amigo, fizes-te uso abusivo do meu comentario jucoso !!!!
Espero que ninguem leve a mal, afinal é carnaval...

C@necão disse...

LOL! Digamos que foi o meu momento "Manuel Moura dos Santos"! À viva!

Manel Cunha Calado disse...

eheheh.
Caro Ricardo, parabéns pela coragem do post...
Agora estou mortinho para te ouvir dizer: "é zero! a marcha é zero!", ou
"pareceu-me um pouco a atirar para o azeitolas...", ou então, quem sabe, "vão-se encher de moscas!"...

sim, eu também fico lixado quando pago 5 euros pela porcaria da A8

jm disse...

*monster post*

Com todas aquelas acertadas categorias, todas tão bem definidas no marchário nazareno, o que sobra para as 'Marchas em Condições'? quase nada...

O Vadinho teve na mouche! Comparo o sentimento que descreve com aquela angústia de assistirmos a um 'big brother' ou uma qualquer sessão de selecção para os idolos. :)