Já tínhamos falado aqui de "nazarenalidade". Aqui, o Rui deu continuidade. Depois, foi a vez do Luís.
Volta Rui Amado a escrever mais um post sobre a Nazaré, Carnaval e sobre o paleco mais nazareno da Nazaré.
"O Maior Paleco da Praia
Já me tinha referido anteriormente ao tema do Carnaval e das Marchas. Volto agora para vos falar de um amigo comum. O Maior Paleco da Praia, ou melhor, do autor, actor e mentor do personagem, de seu nome Ângelo Cardoso, Manolo para os amigos, baixista e compositor de algumas marchas de sucesso como "Esta Marcha é Tonta" ou principalmente o "Tavas Lá".
Identificada a pessoa, passo a identificar a razão porque decidi escrever sobre ele: creio que nem todos na Nazaré o conhecerão suficientemente bem para perceber a razão porque ele insiste em nos presentear ano após ano com as suas marchas inconfundíveis de linguajar apalecado. Eu acho que percebo, e mesmo sem lhe pedir licença aí vai a minha opinião.
Porque será?
Vontade de dar nas vistas? Não. Senão durante o resto do ano aproveitaria outras ocasiões sociais ou até políticas para aparecer.
Ilusão de que vai receber encomendas de diversos grupos para fazer marchas e ganhar dinheiro? Ele não tem tempo para isso.
Ambição de fazer uma marcha que seja um sucesso e fique conhecida por todos? Apesar de não ter essa ambição, deixem-me lembrar-vos que já o conseguiu com o referido "Tavas Lá".
Pois o que move o nosso amigo, é o que vos move a todos e a mim também. A vontade de brincar ao Carnaval.
Então mas porque é que ele usa termos próprios da gente da praia? Porque é costume na maioria das marchas da praia usar esses termos!
E será que ele ainda não percebeu que o sotaque dele é quase irreal e bem diferente dos que aí nasceram? Já pois, mas lembrem-se que ele é o Maior Paleco da Praia... Ora um paleco há-de falar de modo apalecado... faz parte! Mas principalmente e folclores aparte, é a aceitação de um dos mandamento mais importantes do Carnaval: ri-te de ti próprio e os outros se rirão contigo!
Por último todo o trabalho de composição e gravação é pessoal e cultivado durante diversas semanas, com prejuízo de tempos livres, tal como o trabalho de quem pensa em qualquer das outras marchas dos grupos ou bandas infernais.
É o contributo dele para o Carnaval de todos, e assume a forma adequada à sua arte, ao tempo de que dispõe, à distancia a que vive, e principalmente ao que o diverte.
Por fim, deixem-me cá por um breve dedo na ferida: será que ele tem direito a brincar ao Carnaval, como de um natural se tratasse? Em minha opinião ele já pagou esse direito, com suor e dedicação.
E já agora numa visão mais poética, já repararam que o Entrudo, essa entidade que a cada ano renasce, ergue-se das cinzas do ano anterior e ganha vida, luz e movimento, fá-lo à custa de um alimento... o suor e a dedicação de todos os leais súbditos! Ámen!!!!
Ass: Rui Amado, paleco."
5 Comentários:
Já agora, o autor deste post também faz as marchas dos "Ároles" e os arranjos da "Imperial Band" e do "Elas sem Eles" e "Banda da Malandragem".
Boa onda Canecão. Andas muito inspirado tu!
Abraços aí para o Amado.
O maior paleco da praia!??! isso é que era bom!!! LOLOLOL... (quem é que o elegeu?)
Não, agora a sério... gostei do que li, louvo o Manolo e concordo exactamente com o que li.
Ele é mesmo o maior paleco da praia, não fosse ele o autor de uma das minhas marchas favoritas... "Tavas lá!"
E, deixem-me que diga, os palecos não procuram, de todo, reconhecimento na Nazaré. Eles querem mesmo é divertir-se, ao contrário de outros...que... (cala-te boca)
Enfim...
Ó Ricardo, e esta coisa de fazeres publicidade ao blog no facebook está a fazer-me vir muito para aqui.
Sim, porque eu sou uma pessoa que não lê blogs. Pelo menos não leio blogs que não sejam publicitados no facebook...
abraço
Bem, por norma, costumo plublicitar no feissebúk quando são outros a escrever para o meu blog (aliás, confesso, que a inspiração para tal, veio de ti, quando convidaste o tonhe lopes!). Vai aparecendo. Com tanta baboseira que meto aqui, alguma coisa há-de ser interessante! :P
Palecos assim e que nos precisamos! Palecos que divulguem a nossa terra e ao fim ao cabo continuem a ajudar a manter os nossos usos e costumes!Que muito boa gente da nossa terrinha tem a tentacao de atirar abaixo, pensando que serao melhor que os outros por isso! Bom mas isso por agora nao interessa, ate porque temos mesmo e que aproveitar e gozar o Nosso Carnaval, venham de la as Marchas porque no fundo no fundo, boas ou mas a gente danca todas, Ja me la quero! O "Palequismo" esta a tornar-se uma coisa famosa, daqui a pouco ate eu quero ser paleca!
Laura Conchacha
Enviar um comentário