RSS

Tacoa?!

Caros amigos e amigas recebi um mail a solicitar o uso do meu espaço bloguístico para dar “voz” a um ‘protesto’. Primeiro assustei-me com o nickname usado, “Tacoa 2010” mas, depois de identificado o autor da missiva resolvi publicar o texto na ânsia de obter respostas para as dúvidas existenciais que atormentam a nossa Tacoa!
" A marcha do descontentamento "
Tem sido uma pergunta recorrente, sempre que chega o Carnaval, de como será o processo de eleição da marcha geral.
Fiz uma pequena investigação e com certeza absoluta, ninguém me soube responder às seguintes questões: Quais são os critérios? Quem são as pessoas que o fazem? Quem as mandatou para o efeito? O que ganha o vencedor?
Apesar de ao longo dos anos termos tido marchas gerais inesquecíveis, também temos tido algumas que deixam um pouco a desejar... Na verdade a partir do momento em que alguém se lembrou de divulgar algumas das marchas "vencidas", deu-nos uma possibilidade que até então não tínhamos. Um termo de comparação! Este ano infelizmente é um desses casos. Depois de ouvir pelo menos duas das ditas vencidas, e conferenciado com amigos para alargar o espectro da pesquisa, foi unânime a "abada" que ambas davam à vencedora.
Respeito os autores da marcha vencedora, e até os que a elegeram (ouvi alguns nomes, mas sem a certeza não me atrevo a repeti-los), mas às vezes é tão fácil fugir às polémicas que me parece vontade de se imolarem!
Juntamente com a crítica que aqui expresso, quero também deixar o meu contributo: A troika de eruditos em marchedo que se junte e que pré-seleccione 3 ou 4 marchas, que posteriormente estejam a votação da população em geral, ou seja, dos foliões a que se destina através por exemplo da nossa NazareFm que tanto faz pelo nosso carnaval e por todos os que o vivem por muito longe que estejam. Sei que parece democrático demais, talvez isso não seja do agrado de todos, mas assim o risco de erro é bem menor. Se em todo o caso as marchas pré-seleccionadas forem as piores e o problema se repetir, então a solução para os senhores jurados chama-se: OTORRINOLARINGOLOGISTA!

Ass.:Tacoa 2010*

* Devidamente identificado, usa o anonimato simplesmente para poder manter a liberdade artística livre das amarras do reconhecimento público...

5 Comentários:

Nelson Brilhante disse...

Pois, desde que o CD não salte... hi hi!

Fica bem amigo Ric!

desconcertante disse...

na pedia tar más de acorde com o que foi escrite, o melhor era même acabar com o concurse e quem decide...decidir na mêma...
espelhe óh espelhe meu tu diz-me lá que quem manda aqui sou eu...

nunoangeloabelha disse...

SE NUM SIMPLES CONCURSO DE CARNAVAL É ASSIM...IMAGINO NOS OUTROS CONCURSOS COMO SERÁ..DEVE HAVER UM MANUAL DE DESCULPAS NA SALA MUNICIPAL..TIPO: AHHH E TAL A LETRA NAO TA GIRA NESTA PROPOSTA...COMO DIZ O MANOLO: ABRE O OLHO...

C@necão disse...

Os critérios podem ser consultados no site da CMN (http://www.cm-nazare.pt/_uploads/carnaval2010_regulamentomarchageral.pdf) e não deixam dúvidas: terá de ser original e incluir o mote; o vencedor ganha 250€.
Concordo contigo quando dizes que o júri (constituído por músicos que não concorressem na marcha) deveria pre-seleccionar as marchas que cumprissem os requisitos e submetê-las à apreciação da população. Afinal, é para os nazarenos que a marcha se destina.
Tudo o resto, é carnaval e é esquecido depois do baile de 4ªf de cinzas...

Reguadas disse...

Com os meios tecnológicos existentes hj em dia, fazia todo o sentido dar a voz ao cidadão comum na votação da sua marcha geral, se até o ídolos usa o telefone pra tal... pq não???