RSS

No Gargol

Questão: temos um problema grave de falta de estacionamento? Ou teremos necessidades sazonais, pontuais de estacionamento?

Relembro os principais pontos de estacionamento.
Na Praia temos o parque defronte a Conservatória, gratuito; parque no antigo campo da bola, pago; parque “dos bombeiros”, junto à rotunda da EN242, pago; e o parque no Porto de Abrigo, gratuito. Para além de toda a Marginal Sul que penso que seja a pagar…
No Sítio temos o Largo Vasco da Gama, o Largo da Praça de Toiros e o Largo da Fonte Velha. Temos ainda um parque junto aos pavilhões municipais. Todos gratuitos.
Também se pode estacionar na Nova Nazaré, Pederneira e Rio Novo.
Mas quando falamos de problemas de estacionamento, não estamos a ser honestos na nossa abordagem. O que queremos mesmo dizer é que no verão não conseguimos estacionar o carrinho à porta de casa! Ou à porta do trabalho. Ou à porta do restaurante ou do bar. Ou à porta do chambre para “alugar”. E qual é a solução engenhosamente encontrada por nós, os Nazarenos? Cadeiras, tábuas, televisores velhas, grades vazias de cerveja, o que estiver à mão para guardar o lugarzinho que temos os outros 11 meses à nossa disposição e que por causa dos “palecos”, esses chatos, não temos... Oh como eu gostaria de ter um jipe velho só para me divertir a estacionar no meio das cadeiras, abalroando tudo perante os ralhos das chambristas…
Pior, do ponto de vista do potencial de perigo que representa, são os estacionamentos nas ruas da Nazaré obstruindo o acesso a veículos de emergência. Nem quero imaginar um fogo na parte norte da Nazaré em pleno Verão. Atrevo-me a dizer que Nero ficaria embaraçado se pudesse ver. Perigoso é também o estacionamento que West documentou aqui no Gargol. Qualquer dia passo a ferro um peão, sem querer!, porque este foi privado de poder andar no passeio...
Considero que a Nazaré só em Agosto é que tem problemas de estacionamento. Repararam nos parques acima referenciados no mês passado? Eu reparei. Com exepção para domingo, vazios. Também têm a resposta para esta pergunta: como estão os parques nos restantes meses do ano? Sim, vazios. Porém, ou estão vazios porque há lugares "legais" para estacionamento espalhados pelas ruas da nossa vila ou estão vazios porque a PSP faz vista grossa e não procede à "libertação" das ruas e dos passeios de molde a que a malta fosse obrigada a estacionar nos parques.
Então? Mais um ou dois parques? Como diz o outro, mal não faz. Mas resta saber se o investimentos que se pretendem fazer para a construção desses parques, seja ele subterrâneo na Marginal, seja ele subterrâneo na subida dos Correios, têm retorno...
Porque não mais parques na periferia com transporte regular para os veraneantes e banhistas? É mais barato e liberta a Nazaré de ruído, confusão e chatices.

0 Comentários: